Este termo de garantia abrange as garantias dos produtos e serviços disponibilizados pela Nordeste Graf, bem como os direitos e deveres do cliente.
A Nordeste Graf garante qualidade em todas as etapas de pré-produção, produção e entrega dos produtos comercializados, desde que sejam atendidos integralmente os critérios apresentados neste termo.
Antes de efetuar compras de materiais gráficos na loja virtual da Nordeste Graf, é de extrema importância que o presente documento seja lido atentamente.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
Informamos que a Nordeste Graf tem como compromisso manter total transparência em seus processos, bem como a privacidade e a segurança na captação e armazenamento dos dados de seus clientes durante todo o período em que estiverem interagindo em seu site. Agindo assim de acordo com a Lei nº 12.965/2014 e demais legislações brasileiras vigentes. Destacamos ainda que os dados pessoais de usuários só serão divulgados mediante obrigatoriedade por lei ou para serviços prestados pela empresa – desde que aceitos pelo cliente.
Como condição para acesso e uso das funcionalidades de nossos ambientes virtuais, será obrigatório declarar que fez a leitura completa e atenta desta Política, estando plenamente ciente e conferindo, assim, sua livre e expressa concordância com todos os termos aqui estipulados, estando também de acordo com a coleta dos dados aqui mencionados, bem como sua utilização para os fins aqui especificados.
Para quem se aplica essa Política
Essa Política se aplica a qualquer pessoa que se submeta a acessar e realizar cadastro nas plataformas oficiais da Nordeste Graf, seja para mero conhecimento, consulta de valores e serviços, bem como para a contratação de serviços e realização de compras online.
Informamos também que para a realização de cadastro é imprescindível informar seus dados para criação de login do usuário. Não recomendamos que seja feito o cadastro de menores de idade, uma vez que os dados são coletados da mesma forma. Já nos casos de pessoas entre 16 e 18 anos é de suma importância que haja a supervisão de um responsável legal que responda pelos atos do menor de idade.
Dados coletados
Dados cadastrais
- Nome Completo / Razão Social;
- CPF/CNPJ;
- E-mail;
- Data de nascimento;
- Telefones para contato;
- Endereço.
– Identificar e autenticar “você” em nossas plataformas para prestação dos serviços em nosso ambiente eletrônico.
– Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos nossos serviços.
– Garantir a portabilidade dos dados cadastrais (existentes em nossa base de dados) para outro controlador do mesmo ramo de nossa atuação, caso este seja solicitado por você, cumprindo com a obrigação do artigo 18 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
– Ampliar nosso relacionamento informando sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos que consideramos relevantes à você.
– Promover nossos produtos e serviços.
– Proteger seu acesso realizando prevenção a fraudes, proteção ao crédito e riscos associados, além do cumprimento de obrigações legais e regulatórias.
– Para fins de registro em nosso sistema e banco de dados.
Dados de identificação digital
- Endereço IP e Porta Lógica de Origem;
- Dispositivo (versão do sistema operacional);
- Geolocalização;
- Registros de data e horário de cada ação que você realizar;
- Quais telas você acessou;
- ID da sessão;
- Cookies.
– Identificar e autenticar seu acesso à nossa plataforma.
– Cumprir com as obrigações legais de manutenção de registros estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).
– Proteger seu acesso realizando prevenção a fraudes, proteção ao crédito e riscos associados, além do cumprimento de obrigações legais e regulatórias.
Dados de pagamento
- Número do cartão de crédito e código de segurança.
– Para o processamento de operações financeiras, quando estas forem feitas por você, utilizando cartão de crédito, para realização de compras na loja oficial da Nordeste Graf.
Atenção: a Nordeste Graf não armazena dados pessoais referentes à modalidades de pagamento como dados do cartão de crédito, senhas do cartão de crédito e outros.
Porque solicitamos seus dados pessoais
Os dados pessoais são necessários para
– Realizar cadastro na loja virtual.
– Realizar a entrega dos produtos adquiridos*.
– Entrar em contato com o cliente, quando necessário*.
– Inteirar o cliente sobre ofertas, lançamentos, campanhas e divulgar nossos serviços e – produtos.
– Aprimorar sua interação conosco.
– Garantir a segurança do site e dos dados processados.
– Cumprir obrigações legais.
– Para fins administrativos e de gestão.
*Dados de cadastro e informações fornecidas pelo cliente durante o processo de compra serão fornecidos a terceiros para que seja possível efetuar a entrega. Assim como, para realização de contato com o cliente quando for necessário. Veja mais no item 6 do presente termo.
Atenção: a Nordeste Graf não armazena dados pessoais referentes às modalidades de pagamento como dados do cartão de crédito, senhas do cartão de crédito e outros.
O fornecimento correto dos dados nos permite
– Entrar em contato com o cliente quando houver divergências em sua arte gráfica e/ou processo produtivo de seus pedidos.
– Efetuar a entrega dos produtos adquiridos.
– Realizar o processo de troca ou devolução de produtos, dentro do prazo estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor e conforme acordado com o setor de Contestação, responsável pelo referido processo.
– Enviar atualizações sobre os status do pedido.
– Coordenar com parceiros a entrega ou disponibilização de serviços.
– Prestar serviços de atendimento e entrega adequados às necessidades do cliente.
– Melhorar a experiência de compra e navegação no site da Nordeste Graf.
– Executar publicidade online direcionada ao interesse do cliente.
– Manter o cliente atualizado sobre os produtos e serviços oferecidos.
– Fazer análises e pesquisas de mercado.
– Otimizar e atualizar nosso website.
– Prevenir, investigar e detectar atividades que estejam em desacordo com o nosso Código de Conduta e/ou que sejam proibidas ou ilegais.
– Para serviços de marketing e propaganda disponibilizados por meio de comunicações gratuitas (seja de ofertas, lançamentos, serviços e produtos) ou de questões relacionadas à seu perfil no site e/ou a compras realizadas. Este serviço abrange envio de e-mails, SMS e WhatsApp.
Atualização e autenticidade dos dados fornecidos
Você, cliente da Nordeste Graf, é o único responsável pela precisão, veracidade ou falta dela em relação aos dados que fornece ou pela sua falta de atualização contínua. Salientamos que é de sua total responsabilidade garantir a veracidade dos dados informados e mantê-los atualizados.
Da mesma forma, a Nordeste Graf não é obrigada a processar e/ou tratar quaisquer dados que venham a descumprir com a legislação vigente, bem como, que possam imputar em algum tipo de infração de qualquer lei aplicável. Ou, ainda, caso esteja utilizando nossos ambientes virtuais para quaisquer fins ilegais, ilícitos ou contrários à moralidade.
Direitos do titular de dados
A partir do início da vigência da LGPD*, o titular dos dados pessoais terá o direito de obter da Nordeste Graf informações referentes a seus dados, a qualquer momento e mediante requisição formal.
*LGPD (Lei 13709/2018) – A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais visa regulamentar o tratamento de dados pessoais seja por pessoa jurídica ou natural, de direito privado ou público, a fim de proteger os dados e direitos fundamentais de privacidade, assim como de liberdade e desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
A Nordeste Graf terá o prazo de 15 dias para responder às solicitações dos titulares. Ressaltamos que os pedidos serão analisados conforme previsto em legislação vigente e, por questões legais, algumas solicitações podem não ser aceitas.
Os titulares dos dados, conforme prevê a LGPD (capítulo III – dos direitos do titular), podem exercer os seus direitos por meio de:
I – confirmação da existência de tratamento;
II – acesso aos dados;
III – correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
IV – anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;
V – portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial; (Redação dada pela Lei nº 13.853, de 2019) Vigência
VI – eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 desta Lei;
VII – informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
VIII – informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
Como exercer seus direitos
Você pode exercer seus direitos em sua sessão particular na loja da Nordeste Graf, clicando em “login”. Ou, ainda, entrando em contato com a Central de Atendimento, em um de nossos canais oficiais.
Para mudar suas preferências em relação às notificações (incluindo as comunicações de marketing) basta, a qualquer momento, cancelar a assinatura clicando no link enviado em nossos e-mails informativos.
Compartilhamento de dados e informações
As atividades registradas e os dados coletados podem ser compartilhados:
– Com parceiros comerciais que, eventualmente, podem oferecer serviços de produção terceirizada por meio das funcionalidades disponíveis em nossos ambientes.
– Com empresas contratadas para a prestação de serviços inerentes às atividades de entrega de mercadorias, sempre é exigido de tais organizações o cumprimento das diretrizes de segurança e proteção de dados.
– Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, quando houver determinação legal, por meio de requerimento, requisição ou ordem judicial.
– De forma automática, em caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição e incorporação de outras empresas e/ou plataformas.
Anonimização dos dados coletados
Informamos que para as finalidades de pesquisas de inteligência de mercado, divulgação de dados à imprensa e realização de propagandas, os dados fornecidos por clientes serão compartilhados sempre de forma anônima, dessa forma não é possível a identificação dos participantes e donos dos dados.
Proteção dos dados
Além das responsabilidades da Nordeste Graf, você também é responsável por manter o sigilo de seus dados pessoais, tendo o conhecimento de que o possível compartilhamento de senhas e demais dados de acesso à nossa plataforma viola a presente Política de Privacidade e Proteção de Dados, podendo inclusive comprometer a segurança de seus dados e de nossos ambientes.
Cuidados a serem tomados
É muito importante que você proteja seus dados contra acesso não autorizado ao seu computador, conta ou senha, além de certificar-se de sempre clicar em “sair” ao encerrar sua navegação em um computador compartilhado.
Atenção: a Nordeste Graf em nenhuma circunstância envia mensagens eletrônicas solicitando confirmação de dados, de acesso ou com anexos que possam ser executados (como extensões: .exe, .com, entre outros) ou links para eventuais downloads.
Acesso aos dados pessoais
Os Dados Pessoais coletados são acessados internamente somente por profissionais devidamente autorizados, respeitando assim os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância para os objetivos pretendidos pela empresa, além do compromisso de confidencialidade e preservação da sua privacidade nos termos estabelecidos nesta Política.
Segurança da informação
Todas as transações de pagamento, com cartão de crédito ou não, são executadas com a tecnologia SSL (secure socket layer), garantindo que os seus dados não sejam ilicitamente divulgados. Além disso, essa tecnologia visa impedir que as informações sejam acessadas por terceiros ou transmitidas à eles.
Links externos
Quando utilizar nossos ambientes (na Central de Instrução), você poderá ser direcionado, via link a outros portais ou plataformas, que podem ou não coletar suas informações, tendo estes sua própria Política de Tratamento de Dados.
Nestes casos, você torna-se responsável por ler a Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de tais portais ou plataformas fora do nosso ambiente, sendo somente de sua responsabilidade aceitá-la ou rejeitá-la. A Nordeste Graf não é responsável pelas Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de terceiros e nem por quaisquer conteúdo ou serviços ligados a ambientes que não os nossos.
Base de Dados, Tecnologias Empregadas e Armazenamento
A Nordeste Graf utiliza bases, formadas por meio da coleta de dados, que estão em conformidade com a lei e que podem variar de acordo com a finalidade da coleta, para tratar os dados pessoais dos clientes. O prazo de armazenamento pode variar conforme a base legal aplicável a cada situação e a cada finalidade, sendo de propriedade da Nordeste Graf e estando sob sua responsabilidade, tendo seu uso, acesso e compartilhamento feitos conforme os propósitos descritos neste termo e seguindo a legislação vigente.
São utilizadas as seguintes tecnologias em nossos sistemas
- Cookies – cabendo a você configurar o seu navegador de internet caso deseje fazer o bloqueio dos mesmos. Informamos que, caso seja feito o bloqueio, algumas funcionalidades podem deixar de existir ou serem limitadas.
- Google Adwords e TailTarget – para realizar registro de eventos durante a sua navegação, além de oferta de anúncios personalizados para você.
- Google Analytics – para realizar registro de dados de navegação não identificáveis para análises.
Todas as tecnologias utilizadas pela Nordeste Graf sempre respeitam a legislação vigente e os termos desta Política, podendo sofrer alterações conforme a lei.
Por quanto tempo os dados e informações pessoais são armazenados
Os dados pessoais coletados e os registros de atividades são armazenados em ambiente seguro e controlado pelos prazos apresentados a seguir.
- Dados cadastrais: armazenados por 5 anos após o término da relação. (Art. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor)
- Dados de identificação digital: armazenados por 6 meses. (Art. 15, Marco Civil da Internet)
- Demais dados: armazenados enquanto durar a relação e não houver pedido de apagamento ou revogação de consentimento. (Art. 9, Inciso II da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)
Prazos superiores de armazenamento
Para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes, proteção ao crédito e preservação de direitos, informamos que podemos permanecer com seu histórico de registro de dados por prazo maior do que os apresentados acima, conforme a lei ou norma regulatória assim estabelecer e para preservação de direitos.
Demais informações sobre Política de Privacidade e Proteção de Dados
Alterações e/ou atualizações
Ao concordar com a presente Política, você reconhece o pleno direito que temos em alterar o teor da mesma a qualquer momento, indo de acordo com nossa finalidade ou necessidade, assim como para adequação e conformidade legal de disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente. Fica sob sua responsabilidade manter-se atualizado com nossos termos, fazendo leitura do presente termo sempre que fizer acesso aos ambientes da Nordeste Graf, inclusive ao realizar compras no website.
Você será notificado por meio dos canais de contatos informados por você, quando ocorrerem atualizações neste documento que demandem nova coleta de consentimento.
Caso, algum ponto desta Política seja considerado inaplicável por autoridade de dados ou judicial, as demais condições permanecerão em pleno vigor e efeito.
Lei Aplicável
Essa Política será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma nativo do país – português -, sendo eleito o foro do seu domicílio para dirimir qualquer controvérsia que envolva o presente documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aqui aplicável.
Caso não possua domicílio no Brasil, sendo os serviços oferecidos pela Nordeste Graf realizados apenas em território nacional, você se submete à legislação brasileira, concordando, portanto, que havendo litígio a ser solucionado, a ação deverá ser proposta em um Foro de Comarca Brasileira.
Para mais informações sobre a coleta, armazenamento e tratamento de dados, você poderá consultar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018.
SERVIÇOS PRESTADOS PELA GRÁFICA
Processo de Compra
Para realizar uma compra de materiais gráficos em nossa loja é fundamental que o cliente tenha um cadastro ativo no site da gráfica, ficando este inteiramente responsável pela veracidade dos dados fornecidos para a realização do cadastro e de pagamentos.
Todo o processo de compra é realizado em nossa loja virtual, desde a escolha do material gráfico, o envio da(s) arte(s) gráfica(s), e a seleção da modalidade de transporte e de pagamento referente à compra. Não é possível agendar visitas ou retirar produtos no parque gráfico da empresa, uma vez que todos os processos relacionados ao fornecimento de produtos e serviços são realizados de forma unicamente online.
Dos Prazos
A Nordeste Graf trabalha unicamente com estimativas de prazos, não garantindo que estes sejam inequívocos, uma vez que há diferentes etapas no processo de produção e transporte, e, em caso de imprevistos em algum deles, podem ocorrer modificações nas estimativas de prazos apresentadas ao cliente.
Dos prazos de confirmação de pagamento
Um pedido só seguirá para a produção após aprovação, por parte do departamento financeiro, do pagamento referente ao pedido. O prazo de aprovação financeira pode variar de acordo com a modalidade selecionada pelo cliente durante o processo de compra.
As modalidades de pagamento disponíveis, bem como seus respectivos prazos de aprovação financeira, podem ser consultadas na página “Formas de pagamento”, disponível no site da empresa.
Observação: para as modalidades de pagamento transferência bancária e depósito bancário, a compensação de pagamento só será verificada após o envio de comprovante da transação realizada.
Dos prazos de análise, aprovação e liberação de arquivos para a produção
Ao enviar arquivos (artes gráficas) em um dos seguintes formatos: JPEG, JPG ou CDR, os arquivos passarão pelo setor de Análise e Conferência de Arquivos para que seja verificado se estão em adequação aos padrões de impressão aceitos pela gráfica. Caso um ou mais arquivos enviados contenham alguma divergência e se apresentem inadequados para serem produzidos, o cliente será contatado e informado sobre as devidas correções ao(s) arquivo(s).
Atenção: havendo necessidade de correções, o arquivo só prosseguirá para a fase de produção após o reenvio do arquivo, por parte do cliente, com as correções realizadas. O prazo para adequação da arte gráfica é de até 30 dias corridos. Após esse prazo, o pedido será automaticamente cancelado, sendo necessário fazer um novo pedido.
Arquivos enviados em PDF/X-1a que contenham acabamentos adicionais como, por exemplo, vinco, serrilha, dobra e corte especial, também passam pelo setor de Análise e Conferência de Arquivos para que seja feita a conferência da arte gráfica e do(s) acabamento(s).
Dos prazos de produção
Após a compensação de pagamento, e estando os arquivos em adequação aos padrões da gráfica, o pedido será encaminhado para a produção, entretanto o período de produção pode variar de acordo com o material e acabamento(s) adquirido(s). O prazo de produção, informado na página do produto a ser adquirido, começará a ser contabilizado somente após o status do pedido mudar para “Produção”.
Dos prazos de reprodução
Caso o material apresente qualquer divergência durante o processo de produção, este poderá ser reimpresso a fim de garantir melhor qualidade ao impresso. Assim que o pedido entrar em reprodução, seus prazos de produção e transporte serão reiniciados.
Dos prazos de transporte
Cada modalidade de transporte possui uma estimativa própria de prazo para entrega. Essa previsão de entrega poderá ser verificada pelo cliente durante o processo de compra, no momento da escolha de transporte. É possível também acompanhar os prazos de transporte após a realização da compra, acessando a área exclusiva do cliente pelo site da empresa (por meio da área “Meus Pedidos”).
Caso a modalidade de transporte escolhida seja “Balcão de Retirada”, o pedido ficará disponível para retirada no balcão escolhido durante a compra por um prazo máximo de 30 dias corridos após a chegada do pedido no local. Depois desse período, o pedido será descartado, não havendo direito a reembolso.
O prazo geral para recebimento ou retirada dos pedidos é de 30 dias corridos após a data prevista de entrega. Após este período e sem qualquer contato ou consulta por parte do cliente, a Nordeste Graf se isenta de qualquer responsabilidade pela encomenda, reprodução ou devolução de valores.
No caso de entrega dos pedidos em ponto de retirada, a Nordeste Graf orienta ao cliente a se certificar no momento da retirada que a embalagem não esteja com avarias. Caso estas sejam identificadas, é de responsabilidade do cliente realizar a ressalva na minuta, descrevendo os danos encontrados.
Entregas realizadas por correios – e/ou outras modalidades expressas com destino no endereço – a ressalva deve ser realizada diretamente com o responsável pela entrega. Atenção: Em ambas as modalidades de entrega citadas acima é de extrema importância que o cliente informe à Nordeste Graf sobre o corrido.
Para que não haja problemas com a entrega dos produtos é obrigatório que, durante a compra, seja informado o nome completo do responsável pelo recebimento do pedido. Nomes incompletos e abreviações não são permitidos. A responsabilidade de informar correta e completamente esses dados é, integralmente, do cliente.
Casos de pedidos em que a entrega for responsabilidade da Total Express, que passarem por extravio e/ou devolução, terão o prazo de até 30 dias para serem solucionados.
Caso o cliente verifique alguma irregularidade no processo de entrega poderá ser realizada reclamação desde que, ocorridas em até 10 dias após a data de baixa de “Entrega realizada”. Se cumpridos os requisitos e prazos exigidos, a TOTAL EXPRESS iniciará um processo de acareação no local de entrega para levantamento de informações. Será retornado então ao embarcador um formulário de acareação assinado por um representante da TOTAL EXPRESS juntamente ao cliente ou responsável pelo recebimento da encomenda no local. A acareação também poderá ser realizada remotamente em contato direto com o cliente, pelo setor de Experiência do Cliente (CX), ao qual anexará a gravação da ligação como evidência. Tal contato será realizado somente se aprovado pelo embarcador. Os prazos para realização da acareação são os seguintes (a partir do dia seguinte da solicitação): – 2 dias úteis para quaisquer Capitais – 2 dias úteis para Interior (Local) com prazo de entrega de até 4 dias úteis; – 3 dias úteis para Interior com prazo de entrega de até 7 dias úteis; – 4 dias úteis para Interior com prazo de entrega acima de 7 dias úteis.
Modalidade de Transporte Retirada Amanhã
Do objetivo
A modalidade de transporte Retirada Amanhã fornecida pela Nordeste Graf tem como objetivo proporcionar uma estrutura logística dinâmica e prática, realizando a produção e entrega de materiais gráficos no prazo de até 24 horas.
Da disponibilidade do serviço
- A Retirada Amanhã é exclusiva para a cidade de Salvador.
- O serviço de Retirada Amanhã abrange somente as entregas realizadas em balcões de retirada que sejam parceiros da Nordeste Graf, devidamente inscritos e disponíveis no site da gráfica para seleção durante o processo de compra. O serviço não abrange entregas realizadas diretamente no endereço do cliente ou em qualquer outro local que não seja em um parceiro de entrega da Nordeste Graf.
- Sempre que for possível utilizar a modalidade Retirada Amanhã na entrega de um pedido, o serviço estará disponível na área de seleção da modalidade de transporte, durante o processo de compra.
- Em caso de pedidos com mais de um item, todos os produtos devem ter a modalidade Retirada Amanhã disponível. Caso contrário, não será possível adquirir o serviço para todo o pedido, prevalecendo a data de maior prazo. Orienta-se, nesses casos, desmembrar o pedido, a fim de que o produto com maior urgência (que tenha a Retirada Amanhã disponível) seja adquirido separadamente.
- O serviço de Retirada Amanhã não tem custo adicional.
- Este serviço está disponível somente para determinados produtos, disponíveis na página do regulamento Retirada Amanhã.
Dos Prazos
Horários de corte
- O Horário de corte refere-se ao período estipulado para que o pedido, ao qual tenha sido contratado o serviço Retirada Amanhã, entre em produção;
- O serviço de Retirada Amanhã conta com o horário de corte às 21h59 de segunda-feira à sexta-feira (horário em que os pedidos são encaminhado para a produção);
- O pedido só será encaminhado para produção após o pagamento ter sido compensado e as artes gráficas estiverem corretas.
Prazos para entrega
O prazo de entrega contempla somente aos dias úteis, e começam a ser contabilizados a partir do próximo horário de corte após aprovação do pagamento por parte do setor Financeiro.
Orienta-se que a modalidade de pagamento, para pedidos com Retirada Amanhã, seja cartão de crédito ou crédito em loja, uma vez que a compensação é imediata.
Em pedidos finalizados em sextas-feiras ou vésperas de feriado depois do horário de corte, a contagem do prazo será iniciado somente a partir das 21h59 do próximo dia útil.
Exemplo 1: caso o pedido seja realizado às 18h, a(s) arte(s) gráfica(s) estejam(m) corretas e a compensação de pagamento seja realizada até às 21:58, o pedido será encaminhado para a produção às 21h59 (próximo horário de corte), e a partir desse horário se iniciará a contagem do prazo contratado.
Exemplo 2: um pedido realizado às 00:30hs entrará em produção até as 21h59 do próximo dia útil quando se iniciará o prazo de 24horas para o pedido estar disponível no balcão de retirada.
Atenção: os exemplos acima ocorrerão desta forma desde que o pagamento do pedido tenha sido compensado antes do horário de corte 21h59.
Dos locais e horários para entrega
A entrega e retirada de pedidos aos quais tenha sido contratada a modalidade de transporte Retirada Amanhã ocorrerá exclusivamente em horário de funcionamento do balcão de retirada, ficando o cliente responsável por verificar esse horário durante o processo de compra.
Frete Seguro
O serviço denominado FRETE SEGURO tem a finalidade de garantir a entrega dos materiais gráficos adquiridos no site da Nordeste Graf. Ao contratar o serviço o cliente fica ciente e concorda com todas as condições de uso descritas abaixo:
O Frete Seguro é um serviço opcional que pode ser contratado durante a compra na loja online da Nordeste Graf. O valor referente ao serviço é informado no site e será acrescentado ao valor final do pedido.
O Frete Seguro pode ser adquirido em todas as modalidades de entrega disponíveis no site.
Em caso de atraso na entrega, o cliente será atendido por um consultor logístico que tomará as medidas necessárias para que a entrega ocorra no menor prazo possível.
Para ser considerado em atraso, o pedido deve estar atrasado em mais de dois dias após o prazo estipulado no site.
Em caso de pedidos entregues com avarias (amassados ou molhados), o cliente deve enviar um vídeo com, no mínimo, 30 segundo de duração e em boa resolução para análise, para solicitar a reprodução do material. Somente após essa análise o pedido de reprodução será analisado pela empresa.
Em caso de pedido de reprodução aceito, esta será procedida sem nenhum custo adicional. Caso não queira a reprodução, o cliente poderá solicitar o reembolso do valor referente aos itens na forma de créditos pré-pagos para futuras compras.
Em caso de extravio de pedido, a Nordeste Graf fará a reprodução integral do pedido ou o reembolso dos valores na forma de créditos pré-pagos para novas compras no site, ficando a escolha a critério do cliente.
Será considerado pedido extraviado ultrapassarem 5 dias do prazo de recebimento estipulado, sem que tenha ocorrido a entrega.
O início da reprodução ou a disponibilização dos créditos tem o prazo de efetivação de até 24 horas.
Todos os casos serão analisados de modo individual, visando sempre proporcionar a melhor solução para cada tratativa.
O prazo para informar qualquer uma das ocorrências (avarias, atrasos ou extravio) é de, no máximo, 30 dias após a data estipulada de entrega do pedido. Passado esse período, o serviço Frete Seguro não terá mais efeito e não serão analisadas as solicitações.
Ao contratar o serviço, caso haja falhas nos produtos finalizados, há garantia de reprodução ou reembolso em caso de erros no processo produtivo (após análise por parte da empresa).
DAS RESPONSABILIDADES E DIREITOS DO CLIENTE
Responsabilidades do contratante
Download e utilização do gabarito do produto
A fim de garantir que o material gráfico fique perfeito para utilização e dentro dos padrões de impressão, é de responsabilidade do cliente baixar o gabarito/padrão referente ao produto a ser adquirido na loja. O cliente pode realizar o download do gabarito gratuitamente, sendo antes, durante, ou até mesmo depois da compra.
Envio da arte gráfica
Os arquivos aceitos pela gráfica são JPG, JPEG, CDR e PDF (extensão X-1a). Para fazer o envio dos arquivos com as artes gráficas é fundamental que estas estejam dentro dos padrões da gráfica. O pedido contará com a quantidade certa de campos para o envio das artes, não sendo possível enviar mais arquivos do que o indicado no pedido.
Atente-se ao envio correto das artes, uma vez que, caso o arquivo seja enviado de forma errada, poderá gerar um resultado de impressão diferente do esperado.
Pagamento do pedido
O cliente fica responsável pelo pagamento do pedido realizado em seu login. Caso não seja feito o pagamento dentro do prazo de 30 dias, o pedido será excluído automaticamente. Em caso de pagamento por transferência ou depósito bancário, é de responsabilidade do cliente o envio do comprovante de pagamento.
Correção das inadequações indicadas pelo setor de Análise e Conferência de Arquivos
Caso o arquivo contenha alguma inadequação – como modo de cor que não seja o CMYK, efeitos não convertidos em imagem, fontes não convertidas em curvas, preto carregado ou elementos em desacordo com as margens de sangria e de segurança, por exemplo – que o impossibilite de ser produzido, é de responsabilidade do cliente realizar as correções necessárias para dar andamento à produção.
Em caso de contratação do serviço de Conferência de Arquivo Pronto, o cliente deve visualizar as alterações realizadas na arte gráfica e aprovar ou reprovar o arquivo ajustado, sendo que, ao optar pela não aprovação, deverá indicar quais os itens que deverão ser alterados para futura aprovação.
Dos direitos do contratante
Acompanhamento dos pedidos
Ao realizar uma compra na loja virtual da Nordeste Graf, o cliente poderá acessar sua área restrita (pelo site) e acompanhar o andamento, status e previsão de produção e entrega do pedido.
Contestação
Ao receber um pedido com erros ou em desacordo com o que foi adquirido, o cliente deverá entrar em contato com o setor de atendimento da Nordeste Graf e solicitar a abertura do processo de contestação. O prazo para a abertura do processo é de até 15 dias corridos após a chegada do pedido no endereço do cliente ou no balcão de retirada, conforme a modalidade de transporte optada.
Durante o processo de contestação, será solicitado ao cliente o envio de fotos e vídeos, em alta resolução, com o máximo de itens lado a lado para que as possíveis falhas sejam analisadas. O prazo para envio dos arquivos é de 7 dias corridos após a abertura da contestação. O prazo máximo para retorno, por parte da empresa, é de um dia útil.
Cancelamento de pedidos
É direito do cliente realizar o cancelamento de um pedido realizado na loja virtual da Nordeste Graf, entretanto o cancelamento só será possível em caso de pedidos que ainda não tenham entrado em processo de produção. Uma vez que o material já esteja em produção, não haverá a possibilidade de cancelamento ou reembolso ao cliente.
Caso o cliente solicite o cancelamento de um pedido ao qual tenha sido feita a contratação do serviço de Conferência de Arquivo Pronto e que ainda não esteja em fase de produção, será realizada a devolução do valor referente apenas ao pedido, no entanto o valor da análise não será estornado, uma vez que o serviço foi executado.
Se o pagamento for realizado por cartão de crédito, o estorno será feito na próxima fatura do cartão (podendo haver variações de acordo com a operadora). Nas demais modalidades de pagamento, o cliente poderá optar por converter o valor pago em créditos para futuras compras na loja virtual da Nordeste Graf, ou solicitar o depósito em sua conta corrente.
Cancelamento relacionado à Retirada Amanhã
Pedidos aos quais seja contratada a modalidade de Retirada Amanhã e que já estejam com o status de “Produção” não poderão ser cancelados, uma vez que o pedido já estará em processo de produção.
Visualização e aprovação de arquivos enviados em PDF/X-1a
Ao enviar as artes gráficas no formato PDF/X-1A, o cliente poderá visualizar, durante o processo de compra, uma simulação (por meio do sistema de pré-impressão) de como ficará o produto depois de impresso, e realizar a conferência e aprovação da arte gráfica, agilizando o processo de conferência da arte, uma vez que os arquivos não passarão pelo setor de Análise e Conferência de Arquivos.
Caso o sistema de pré-impressão identifique necessidade de ajustes no arquivo enviado, o cliente receberá um alerta informando se as correções são obrigatórias (sendo impossível enviar o arquivo para a produção) ou opcionais (não impedem o envio do arquivo à produção, mas podem comprometer a qualidade plena do produto).
Alertas do sistema de pré-impressão:
Arte Aprovada: indica que a arte está correta e não há necessidade de correções, podendo ser encaminhada para a produção.
Alerta de correções: aponta quais as correções opcionais que o cliente precisa realizar na arte para que seja o material seja impresso dentro dos padrões da gráfica.
Correções obrigatórias: ao ser exibido este status, para que o material seja impresso, o cliente deverá obrigatoriamente fazer os ajustes indicados pelo sistema de pré-impressão. Caso não sejam realizados os ajustes, o material não seguirá à produção.
Atenção: ao clicar em “Concordo com a impressão conforme a visualização”, a Nordeste Graf fica totalmente isenta de responsabilidade por quaisquer imperfeições no material impresso.
Considerações Gerais
Os arquivos enviados pelo cliente permanecem no servidor da empresa durante o período de 30 dias corridos, sendo excluídos automaticamente após a finalização desse período.
Variação de quantidade: A Nordeste Graf é uma empresa expressa trabalha com a variação de 10% para mais ou para menos na quantidade de itens entregues de um produto adquiro na loja virtual, isto é, ao fazer um pedido de 1.000 cartões de visita, o cliente receberá uma quantia entre 900 e 1.100 unidades do produto. Caso a variação esteja dentro dos 10% não haverá possibilidade de abertura de contestação.
Fidelidade de cor: poderá haver variação mínima de cor entre a arte enviada pelo cliente e a cor impressa nos materiais, assim como na comparação entre materiais gráficos produzidos em outras matrizes e em diferentes períodos, uma vez que não há prova de cor devido à produção em alta escala.
Variação de corte: em todo o processo de produção poderão ocorrer pequenas variações (em milímetros) referentes ao corte dos materiais, sendo, por isso, fundamental a utilização do gabarito, assim como a observação às indicações sobre linha de corte, margem de segurança e área de sangra, a fim de garantir que nenhuma informação seja cortada caso haja variação do corte.
A Nordeste Graf assegura a garantia de qualidade de todos os seus produtos, bem como de coberturas e acabamentos destes, entretanto é de responsabilidade integral do cliente quaisquer reimpressões ou inserções de acabamentos que venham a ser feitas posteriormente à produção no parque gráfico da empresa.
Alteração de valores dos produtos: poderão ocorrer variações dos valores referentes aos produtos disponíveis no site sem aviso prévio.
A Nordeste Graf fica isenta de responsabilidade em casos de uso inapropriado e ilegal, por parte de clientes, de imagens e informações que contenham direitos autorais.
Atraso na entrega de pedidos (fatores externos): a Nordeste Graf fica isenta de responsabilidade em situação de atrasos na entrega de pedidos decorrentes de fatores externos, como acidentes, extravios, entrega em áreas de risco (feitos pelos Correios), entre outros.
Para maiores esclarecimentos a respeito de qualquer informação deste termo, orienta-se contato com a central de atendimento, via ligação, mensagem interna pelo site ou Facebook.