O preto é utilizado de várias formas nas artes gráficas, seja em textos, imagens, contornos, etc., mas as tonalidades de preto são diferentes. Veja abaixo algumas dicas de como usar corretamente a cor preta na arte gráfica para que o produto tenha o resultado esperado.
Para evitar que o texto na cor branca seja afetado pela cor do fundo da arte gráfica é indicado aplicar um contorno de largura de 0,3mm nas letras, configurando os canais de cor desta forma: C1 M1 Y1 K100.
– PRETO FUNDO
Caso sua arte gráfica possua o fundo preto ou tenha uma área maior de utilização dessa cor, é necessário configurar os canais para evitar que o preto fique fosco ou sem brilho. Apenas dois canais serão utilizados: o ciano e o preto (C40 M0 Y0 K100).
Atenção: Essa configuração de cor é indicada para impressão em offset. Para impressão digital, os elementos com essa configuração podem ficar com tonalidades azuladas.
– PRETO PURO
Ideal para curvas, textos e logos, o preto puro é obtido por meio de um único canal de cor ativo: o preto (C0 M0 Y0 K100).
– PRETO CARREGADO
É obtido utilizando todos os canais de cor CMYK (sempre que a soma dos canais ultrapassar 320%) e não é aceito para impressões gráficas, já que pode ocasionar manchas e borrões no produto.
Fique atento: os conteúdos abaixo também podem ajudar!
– Como utilizar o preto em minha arte gráfica?
– Como utilizar o gabarito do produto?
– Por que utilizar CMYK e não RGB?
– Como transformar fontes em curvas?
Clique AQUI para acessar nossa central de instruções.