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Verniz Localizado

Conheça a cobertura do Verniz Localizado

Para você revendedor que busca fidelizar ainda mais seus clientes com produtos elegantes e de boa qualidade. A cobertura de Verniz Localizado consiste em proporcionar um brilho em áreas específicas, além do revestimento fosco nas outras áreas que não recebem o verniz. 

Esse é o diferencial que já virou tendência no mercado gráfico, uma cobertura carregada de qualidades, ofertando sofisticação, profissionalismo e beleza, além de uma maior durabilidade e resistência ao produto.

Saiba como enviar os arquivos

Máscara

É essencial seguir rigorosamente as regras para o envio dos arquivos quando se trata da aplicação de verniz. O arquivo da Máscara, que indica as áreas de aplicação do verniz, deve ser enviado separadamente. Neste arquivo, apenas as informações que receberão o verniz devem estar presentes, marcadas na cor preta. É crucial que essa cor preta seja especificada na paleta CMYK como K=100% (C:0 M:0 Y:0 K:100). As áreas que não necessitam de cobertura devem ser mantidas em branco (C:0 M:0 Y:0 K:0). A observância destas diretrizes assegura que o verniz seja aplicado corretamente, garantindo assim a qualidade e a precisão desejadas no resultado final dos materiais gráficos.

Confira o exemplo abaixo:

ARTE

arte com o gabarito

MÁSCARA VERNIZ LOCALIZADO

máscara de verniz localizado - uv local ou uv localizado

Como você pode observar somente a área que vai receber o verniz está presente no arquivo Máscara, indicado na cor preta.  Sempre confira se a máscara está encaixando perfeitamente no local desejado da arte, evitando deslocamento do verniz.

Quando a máscara de verniz é enviada com uma porcentagem inferior à recomendada, podem ocorrer duas situações problemáticas:

  • Revelação Forçada na Gravação: O operador pode ser obrigado a ajustar a revelação de forma excessiva para compensar a máscara inadequada. Isso pode resultar em imagens estouradas, onde os detalhes são perdidos e as cores ficam excessivamente saturadas, prejudicando a qualidade da impressão.
  • Revelação Parcial ou Ausência de Revelação: Em casos de máscara mal configurada, pode ocorrer uma revelação apenas parcial da imagem, onde apenas alguns pontos são revelados corretamente. Em situações mais graves, pode haver falta total de revelação em áreas onde o verniz deveria ser aplicado, afetando negativamente o design e a eficácia do produto final.

Cuidados importantes durante a criação da arte:

  • Utilizar paleta de cor CMYK;
  • Todos os efeitos devem ser convertidos em imagem;
  • Todas as fontes convertidas em curvas;
  • Manter as informações para dentro da margem de segurança e o fundo estendido até a margem de sangra.

Cuidados importantes durante a criação do arquivo Máscara:

  • Montar a máscara vetorizadas em “curvas” e sem a utilização de efeitos (gradiente, lente, sombra e etc). Máscaras enviadas como imagens de baixa qualidade podem resultar em uma aplicação de verniz com sujidades, indicando uma má aplicação.
  • Usar somente a cor preta (C0M0Y0K100) para indicar a aplicação do verniz, cores como tons de cinza e outras não são permitidas;
  • As linhas utilizadas na máscara de verniz devem ter espessura mínima de 0,20mm, para que fiquem evidenciadas após a aplicação da cobertura;
  • As fontes utilizadas em texto devem ter, no mínimo, 7pt, tanto para arte gráfica quanto para a máscara;
  • Não aplique o verniz em áreas muito detalhadas ou em informações pequenas, como em arabesco e textos;
  • Evite utilizar contornos e negritos para que o verniz não venha entupir ou ficar mais espesso que o desejado.

Verniz Localizado acima de 30%

Essa opção é encontrada no momento da compra, então caso seu cliente precise de uma área maior que 30% de verniz, será necessário adquirir a opção “UV Local mais de 30% da área total”.

É importante se atentar na montagem do arquivo nesta opção, pois o verniz não pode ser aplicado nas extremidades.

Veja o exemplo abaixo:

Verniz localizado acima de 30% da área total da arte.

 

Fique atento: os conteúdos abaixo também podem ajudar!

Como utilizar o preto em minha arte gráfica?

Como utilizar o gabarito do produto?

Por que utilizar CMYK e não RGB?

Como transformar fontes em curvas?

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